NOTÍCIAS
AO SERVIÇO DA LAVOURA DO ALTO MINHO
A Associação Regional dos Agricultores do Alto Minho é uma organização de âmbito do Distrito de Viana do Castelo, abrange todos os subsetores agrários e tem como objeto estatutário, Artigo 4.°, "defender o desenvolvimento agrícola e a prosperidade dos meios rurais".
A Associação Regional dos Agricultores do Alto Minho tem a título complementar, previstos nos respetivos estatutos, sem prejuízo da sua atividade principal, um conjunto de serviços de apoio ao rendimento, de extensão rural e aconselhamento agrícola, de valorização profissional e de intervenção no sector em articulação com os seus associados.
A Associação Regional dos Agricultores do Alto Minho (ARAAM) foi constituída no Cartório Notarial de Vila Nova de Cerveira a 13 de Janeiro de 1987, registada no Governo Civil de Viana do Castelo a 19 de Janeiro de 1987 e publicada no Diário da República nº 51 - III Série a 2 de Março de1987.
A ARAAM tem como órgãos sociais a Mesa da Assembleia Geral, Direção e Conselho Fiscal (Artigo 8º).
Compete à Assembleia Geral (Artigo 10°) eleger de três em três anos os corpos gerentes da Associação, a Mesa da AG, a Direção e o Conselho Fiscal, composto cada um dos órgãos por três membros. A Direção tem a estrutura orgânica e funcional aprovada no plano de atividades e orçamento e avaliada no balanço/relatório de gestão e contas do exercício, submetidos anualmente à apreciação da Assembleia Geral e avalizados pelo Conselho Fiscal.
A ARAAM é membro da Confederação Nacional de Agricultura e da Rede Rural Nacional e, entre outros, fez parte do PDAR do Vale do Lima e do vale do Minho, do Conselho Agrário Regional do Entre Douro e Minho, do programa aldeia a cuja comissão executiva pertenceu, do Conselho da Bacia Hidrográfica do Rio Minho, do conselho da bacia hidrográfica do Rio Lima, do Conselho Cinegético de Viana do Castelo e Caminha e do Conselho Consultivo das Estações Experimentais da Direcção Regional da Agricultura.
Tem parcerias estabelecidas com as estruturas sociais e rurais, centros paroquiais, associações culturais, juntas de freguesia, comissões de compartes-baldios, entre outros.
As atividades da ARAAM, de responsabilidade da direção, são dirigidas diariamente pelo seu presidente, coadjuvado pela secretária da direção que assegura as funções administrativas e de atendimento permanente, cujos serviços compreendem o apoio ao rendimento agrícola, serviços de contabilidade e gestão da empresa agrícola, serviço de aconselhamento agrícola, serviços de formação, serviços de associativismo agrícola.
A ARAAM, de forma progressiva e ininterrupta, foi criando condições que lhe permitiram operacionalizar as atividades planeadas, atividades de organização, reivindicação, formação e informação, sendo de registar a quantidade e qualidade de ações desenvolvidas e serviços prestados, em lugares dispersos, despertando os agricultores para as questões de empenho associativo, para a necessidade de atualização e aperfeiçoamento profissional, para a intervenção cívica e comunitária e para a melhoria da eficácia das respetivas explorações, mais preservadora dos recursos naturais e espécies animais e vegetais e mais potenciadora do bem-estar das populações e dos serviços e produtos a gerar.
O presidente da Direção
Manuel Fernando Cerqueira Rodrigues
ESCRITO A 29 DE ABRIL DE 2013
PESQUISAR
MORADA - Mercado Municipal
CONTACTOS
Av. Cap. Gaspar de Castro Nº119, Loja 9,
4900-462 Viana do Castelo, Portugal
E-Mail: geral@araam.pt
Telefone: (+351) 258 828 330