APRESENTAÇÃO
Apresentação

 No dia 13 de Janeiro de 1987 nasceu a ARAAM - Associação Regional dos Agricultores do Alto Minho, no Cartório Notarial de Vila Nova de Cerveira, dando corpo ao movimento de agricultores concentrados na defesa dos interesses dos agricultores e da lavoura do Alto Minho.

Foi com o objectivo decorrente da necessidade de institucionalizar o movimento nascido em encontros de agricultores, que um grupo de agricultores se concentraram para realizar a escritura de constituição da primeira associação de agricultores do distrito de Viana do Castelo, sendo sócios fundadores:

·         Sócio nº 1 - Rosamel Pires Venade, residente na freguesia de Campos do Concelho de Vila Nova de Cerveira,

·         Sócio nº 2 - João sebastião Gonçalves residente na freguesia de Vilar de Mouros do Concelho Caminha;

·         Sócio nº 3 - José Lima Gonçalves residente na freguesia de Vilar de Mouros do Concelho Caminha.

·         Sócio nº 4 - Fernando Baptista de lindo Pires de Oliveira; residente na freguesia de Vile do Concelho Caminha.

·         Sócio nº 5 -  Manuel Marques residente na freguesia do Cerdal do Concelho Valença.

·         Sócio nº 6 -  António Ferreira Simões residente na freguesia de  Freixieiro de Soutelo do concelho de Viana do Castelo.

·         Sócio nº 7 - Gaspar de Miranda do Rego residente na freguesia de  Barroselas do concelho de Viana do Castelo.

·         Sócio nº 8 - Eugénio de Castro Vítor, residente na freguesia de  Cardielos do concelho de Viana do Castelo.

·         Sócio nº 9 - António Pinheiro de Almeida, residente na freguesia de  Afife do concelho de Viana do Castelo;

·         Sócio nº 10 - Manuel Fernando Cerqueira Rodrigues, residente na freguesia  Santa Maria Maior do concelho de Viana do Castelo.

·         Sócio nº 11 - Teresa Antunes de Brito residente na freguesia de Cardielos do concelho de Viana do Castelo.

Em Viana do Castelo,  a 25 de janeiro de 1987, realizou- se o I encontro da lavoura do Distrito de Viana do Castelo, com a presença de 825 agricultores, e a 1ª Assembleia Geral para instalação dos primeiros Órgãos Sociais.

 A ARAAM, de forma progressiva e ininterrupta, foi criando condições que lhe permitiram operacionalizar as atividades planeadas, atividades de organização, reivindicação, formação e informação, sendo de registar a quantidade e qualidade de ações desenvolvidas e serviços prestados, em lugares dispersos, despertando os agricultores para as questões de empenho associativo, para a necessidade de atualização e aperfeiçoamento profissional, para a intervenção cívica e comunitária e para a melhoria da eficácia das respetivas explorações, mais preservadora dos recursos naturais e espécies animais e vegetais e mais potenciadora do bem-estar das populações e dos serviços e produtos a gerar.

A ARAAM, perspetivando o futuro, ruma nesse sentido apostando na divulgação da informação através das novas tecnologias. Através do sítio www.araam.pt ,website da ARAAM – Associação Regional dos Agricultores do Alto Minho, pretende disponibilizar e concentrar toda a informação útil aos agricultores associados, em particular, e à população-alvo e instituições, em geral, e que ao mesmo tempo se assuma como  ferramenta de promoção das virtualidades do associativismo agrícola no trabalho quotidiano dos  colaboradores e utilizadores, em busca de um futuro melhor.

Que seja, www.araam.pt  a par das utilizações tradicionais do amanho da terra e do maneio animal, que devem continuam a ser usadas pelos agricultores num quadro de valorização da actividade e potencial pólo de desenvolvimento, dinamizador  de novas formas de exploração da terra e em múltiplas áreas, já que a lavoura não se esgota no seu produzido, e a defesa do Mundo Rural é indissociável da defesa da prosperidade da agricultura e dos agricultores.

O presidente da Direção da ARAAM

Manuel Fernando Cerqueira Rodrigues

PESQUISAR
MORADA
CONTACTOS
Rua Manuel Fiúza Júnior, 129
4900-458 Viana do Castelo, Portugal
E-Mail: geral@araam.pt
Telefone: 258 822 038 / 258 828 330